23 septembre 2021

Plus de 5 ans..

 


Depuis le printemps 2016, me hante l'idée de réunir et de rendre accessibles les travaux de FGC, en particulier pour les siens.

Mardi 21 septembre 2021

Caro António,

No decorrer das nossas conversas de Junho/Julho passado, à margem da minha saída da cooperativa, reiterei o desejo, expresso após a morte de Francisco, de confiar o espolio que deixou aos cuidados da UAL. O António manifestou um certo interesse nisso.

Ao elaborar o inventário e a tipologia dos documentos, aparecerá, penso eu, que estes podem constituir um valor acrescentado para a universidade. Páginas consagradas no website da UAL podem ser partilhadas, oferecendo uma matéria diversificada sobre a qual trabalhar. O espolio não é uniforme (há manuscritos dactilografados, vários cadernos e notas manuscritas, fitas magnéticas, um livro inacabado, umas entrevistas radio/TV) e é bastante eclético (cursos de economia e gestão, artigos de imprensa sobre assuntos da actualidade (em particular o choque petroleiro), documentos ligados à administração da cooperativa, conferencias em varias instituições, sem falar dos livros publicados (desde a moeda e a política até o Islão, Gulbenkian e a Macroeconomia), alguns dos quais estão esgotados.

Será evidentemente necessário consultar as direcções académicas e administrativas da UAL, que têm autoridade para examinar, modificar ou mesmo destruir certos documentos, a fim de evitar qualquer utilização indevida.

Os documentos foram mantidos em boas condições (sem humidade), portanto o arquivamento dos documentos seleccionados pode ser efectuado recorrendo ao fac-símile por simples fotocópias, sendo a digitalização inevitável.
No que diz respeito aos livros, parece que Google books empreende a sua digitalização quando os titulares dos direitos dão o seu acordo.

Estou consciente que a tarefa tem um aspecto constrangente, mas tenho a certeza que é gratificante. Poderia ser uma oportunidade para uma tese de mestrado em história e/ou economia ou gestão dos arquivos.
Se não houver um espaço de trabalho na UAL, posso oferecer um, independente, na minha casa onde está actualmente o espolio.

Para a memória do Francisco e o papel que teve na criação da UAL, gostaria muito que houvesse um envolvimento formalizado neste projecto da parte da universidade.

Gostaria de poder falar consigo rapidamente sobre este assunto, hora, dia e meio à sua conveniência.

Abraço,
Anne



Le professeur Lancastre Benardo répond le lendemain :

Cooperadora Anne Correia Guedes,
Estimada Amiga.

O assunto relativo ao espólio do Cooperador Francisco Correia Guedes vai ser apreciado na reunião do Conselho de Administração (CA) da CEU na reunião agendada para amanhã, dia 23/9.
Entretanto já enviei aos participantes na reunião do CA cópia do seu Mail para que amanhã se possam tomar as decisões que a situação obviamente requer.
Como lhe disse em anteriores contatos existe da parte do CA vontade de que sejam tomadas as medidas que se julguem mais adequadas para se garantir a preservação do espólio do Cooperador Francisco Correia Guedes.
Em breve contatá-la-ei para lhe dar conta das decisões tomadas pelo CA.  

Com a maior estima,


ANTÓNIO DE LENCASTRE BERNARDO
Presidente do Conselho de Administração
Lencastre.bernardo@autonoma.pt 

Et le jour suivant la réunion :

...

Em conformidade com o que lhe tinha prometido a questão relativa ao "Espólio do Cooperador Francisco Correia Guedes" foi analisada na reunião do Conselho de Administração da CEU que ontem se realizou.
Foi deliberado a constituição de um Grupo de Trabalho composto pelos Cooperadores Fernando Martins e João Pancada Correia ( a quem copio este Mail) que vão providenciar no sentido de se tentar encontrar a melhor solução para a preservação do referido espólio.
Os Cooperadores  Fernando Martins e João Pancada Correia (que vão contatá-la telefonicamente) definiram como primeira diligência um contato pessoal com a Anne para em conjunto planearem as ações a levar a cabo e respetivos timings.

Continuo ao seu dispor para ajudar a resolver esta situação que de fato se arrasta há demasiado tempo.

...

Cette année, l'équinoxe qui peut se produire le 21, le 22 ou le 23, était le 22. Explications ici :